Universidade Intergeracional de Benfica

SOBRE A TRIAGEM DE INFORMÁTICA

Na Unisben temos as diversas matérias de Informática distribuídas por um conjunto de 14 disciplinas, cuja frequência pode e deve ser entendida por todos como evolutiva, isto é, tal como uma casa não se começa pelo telhado ou em qualquer curso bem estruturado temos que passar por determinados degraus para atingir o topo dos conhecimentos, as 14 disciplinas podem ser escalonadas estabelecendo entre elas algumas precedências.
Sem querermos ser excessivamente rigorosos é, no entanto, recomendável que os nossos alunos de Informática sejam anualmente orientados para determinadas matérias que venham na sequência dos seus conhecimentos prévios e das disciplinas que aqui frequentaram nos anos lectivos anteriores.


Atendendo à vontade e aos objectivos dos alunos, e também à maneira como estamos equipados (22 computadores na sala de aulas, para serem usados individualmente pelos alunos), e ainda à vantagem, para todos alunos e Professores, de serem constituídas turmas homogéneas quanto ao nível de apreensão de conhecimentos dos alunos, de há muito que concluímos ser importante que todos sejam entrevistados individualmente para correctamente serem enquadrados nas diversas turmas que foram criadas em atenção à procura que sabemos existir de cada disciplina.


Ao conjunto dessas entrevistas convencionamos chamar de TRIAGEM, e o referido enquadramento é sempre feito tendo em atenção os seguintes critérios:
1. A vontade expressa pelo aluno sobre a(s) disciplina(s) que pretende
2. A avaliação feita pela equipa de Professores de Informática que efectua a entrevista, sobre se o aluno estará preparado para a(s) matéria(s) que pretende
3. O aconselhamento que cada Professor de Informática faz ao aluno ao longo do ano lectivo anterior (no caso dos alunos que voltam no ano seguinte), e a equipa da Triagem durante a entrevista
4. E, finalmente, as vagas existentes na(s) turma(s) escolhidas nos passos anteriores.


Este processo tem sempre duas fases:
Uma primeira fase, em cada ano lectivo, antes do início das aulas, e em que é pedido que todos os potenciais alunos de Informática compareçam. Esta fase decorrerá este ano na semana de 25 a 29 de Setembro, no horário das 10 às 13 e das 14 às 17 horas, com um razoável número de presenças.

Uma segunda fase decorrerá ao longo de todo o ano lectivo, atendendo a que as inscrições na nossa Universidade são possíveis em qualquer ocasião. É também nesta fase que devem ser entrevistados não só os novos alunos como aqueles que regressam de férias e a quem não foi possível estar presente na primeira fase.

Uma vez que já todos os Professores estarão, entretanto, ocupados em aulas, a segunda fase, a que convencionámos chamar TRIAGEM CONTINUADA, será efectuada pelos Professores e nos horários indicados no quadro seguinte, que se encontra também exposto na porta da Sala 1: