Universidade Intergeracional de Benfica

Oficina de Fotografia

VIdeo

Curso A – Básico

Este Curso destina-se, prioritariamente, aos alunos que se inscreverem pela primeira vez nesta disciplina podendo no entanto ser frequentado pelos alunos que frequentaram as aulas em anos anteriores e que pretendam consolidar os conhecimentos básicos adquiridos.

São fornecidos aos alunos os conhecimentos básicos sobre a técnica, os processos criativos e críticos no domínio dos meios de captação, registo e pós-produção da imagem fotográfica em suporte digital, nomeadamente: conhecer os fundamentos da fotografia digital, conhecer os modos fundamentais de funcionamento de uma máquina fotográfica, saber controlar a exposição à luz, saber operar a abertura de diafragma e a velocidade de obturação. Sob o ponto de vista da Composição e estética fotográfica são abordados os seguintes aspectos: Pontos de vista, perspectivas, enquadramentos, composição (pontos , linhas, pontos de atracção, geometria, peso e equilíbrio visuais), a comunicação através da imagem

São propostos aos alunos exercícios práticos e pequenos desafios fotográficos com base nos conhecimentos que irão adquirindo. As fotografias resultantes destes desafios são apresentadas, em período da aula, pelos alunos e comentadas pelos professores.

Curso B- Intermédio/Avançado

Neste curso são consolidados e ampliados os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos anos anteriores, fornecidas informações e conhecimentos através de exemplos práticos, nomeadamente, a abordagem histórica, técnica e formal aos seguintes universos fotográficos: Paisagem Natural, Retrato, Street Photography, Arquitectura e Espectáculos.

Prosseguindo num processo evolutivo, periodicamente são propostos aos alunos desafios fotográficos sustentados em temas de menor ou maior complexidade. As fotografias resultantes destes desafios são apresentadas, durante o período da aula, pelos alunos e comentadas pelos professores.

No sentido de incentivar a comunicação, a entreajuda e o intercâmbio de ideias, entre os alunos, estes poderão constituir-se em grupos de trabalho fotográfico, por afinidade, amizade ou proximidade, para além de serem apoiados e/ou incentivados pelos alunos que, há vários anos, frequentam esta disciplina e cuja aprendizagem atingiu um elevado grau de conhecimento, quer teórico quer prático, alunos este que, se o entenderem, participarão nas aulas deste Grupo B.

Realizam-se também aulas no exterior/interior de modo a pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Foto Clube

No sentido de incentivar a prática fotográfica, a entreajuda e o intercâmbio de ideias entre os alunos que já frequentam há vários anos esta Oficina foi criado um clube de fotografia, onde os membros se constituem em grupos de trabalho fotográfico, por afinidades, amizade ou proximidade.

Porque se trata de um clube, o FotoClube tem uma direcção que o gere e promove o desenvolvimento das actividades acordadas com os membros do Clube ou sugeridas pelos professores que os apoiam. No ano lectivo 2015/16 foi apresentada uma comunicação sobre o trabalho fotográfico de Joshua Benoliel e exibido o trabalho fotográfico dos membros do clube subordinado ao tema Streetphotografphy.

As atividades do FotoClube continuarão a desenvolver-se no ano lectivo de 2016/17 de acordo com os temas e assuntos a decidir pela Direcção.