Universidade Intergeracional de Benfica

Coro Unisben

 
A Sra do Almortão

Notas Breves:

A disciplina de Canto Coral iniciou-se na Unisben no ano letivo de 2009/2010 , sob a direção da Maestrina Olga Pachenko. No ano letivo de 2012/2013, o coro passou a ser dirigido pelo maestro Ivo de Castro e conta neste momento com mais de 50 elementos, que se dedicam à prática da musica coral polifónica de várias origens, géneros e épocas, através de ensaios/aulas semanais.

Para além dos benefícios para a saúde mental e física (hoje comprovados em vários estudos científicos) nos intervenientes desta atividade coletiva, procura-se também através da musica cantada pelas diferentes vozes gerar, e expressar um conjunto de emoções e sensações, que possam ser partilhadas por cantores e ouvintes.

O Coro Unisben é considerado um coro de vozes mistas, pois é composto por “naipes” femininos (sopranos e contraltos) e masculinos (tenores e baixos), que por sua vez se dividem por registo agudo ou grave. O seu reportório é eclético e abrangente, aborda desde a música tradicional portuguesa e música étnica, até à música erudita de várias épocas.

Um dos objetivo do grupo, são as apresentações públicas, o que tem vindo a acontecer nos sucessivos anos letivos. O Coro Unisben, tem-se apresentado regularmente nas iniciativas organizados pela nossa Universidade tem também participado em eventos patrocinados pela Junta de Freguesia de Benfica. Nos últimos anos apresenta-se regularmente no Festival de Musica Das Universidades Seniores, organizado pela Naus. No ano de 2016 o Coro Unisben Intergeracional de atuou ainda, na Casa do Artista, no colégio Paulo VI e na Igreja de Stº. António pelas festas de Lisboa. O grupo participou ainda na gravação de um CD de comemoração dos 10 anos da Universidade Benfica.