Universidade Intergeracional de Benfica

As Emoções através da Poesia e da Música

Usando poemas de poetas como Ary dos Santos, Mourão Ferreira, Florbela Espanca, José Régio, António Gedeão, Camões, Garcia Marquez, Vinicius ou Chico Buarque e cantores como Amália, Carlos do Carmo, Zeca Afonso, Adriano, Brel, Aznavour, Bécaud, Dumont, Sinatra, Nat King Cole e outros, traduzir as emoções que ainda somos capazes de sentir e o entusiasmo que esses textos e essas músicas nos proporcionam.

 Procuro dar testemunhos de pessoas que ao longo das suas vidas, mas sobretudo em idades avançadas continuam correndo mundo, demonstrando que o talento não tem idade. E também aqueles que nascendo em épocas, locais e ambientes extremamente adversos conseguiram, graças à sua perseverança e talento, vencer na vida e tornarem-se grandes personalidades, reconhecidas em todo o mundo.

 Eventualmente organizar, em conjunto com os coros da Unisben, sessões de poesia e músicas.

 

PALESTRAS INTERGERACIONAIS

 

Realização de palestras com convidados da nossa geração e da dos nossos filhos, em que nós explicamos o que fizemos das nossas vidas e o que agora gostamos de fazer. Os nossos filhos viriam contar-nos o que fazem actualmente, nos novos mundos em que trabalham. Assim, nós manter-nos-emos actualizados sobre o que de novo está a ser feito à nossa volta e eles perceberão melhor quem somos e o que nos interessa.

 Estas palestras seriam quinzenais, sendo uma por mês, de cada geração.

 A realização destas palestras terá de ser muito bem divulgada, se possível por email e por referência directa nas aulas mais frequentadas, para se conseguir a participação de alunos e professores o mais alargada possível.

 

Helena Torres Marques