Universidade Intergeracional de Benfica

História de Cinema e Linguagem Cinematográfica

O cinema tem um lugar incontornável na cultura contemporânea e, para além da sua componente lúdica, condiciona fortemente a conceção que se tem do mundo.

O objetivo das aulas de História do Cinema é proporcionar o reforço de um olhar crítico e reflexivo sobre o cinema, que muna os alunos de novos modos de o olhar.

Este objetivo cumpre-se de duas formas:

Por um lado uma abordagem mais teórica que ajude a entender a génese do cinema, a forma como foi evoluindo ao longo do tempo e as correntes e autores que definem essa evolução. Nesta área específica abordam-se as primeiras experiências de imagens em movimento; o cinema do período mudo e as suas escolas estilísticas; o cinema clássico; as vanguardas europeias; o expressionismo alemão; o cinema russo; o neorrealismo; a nouvelle vague; o novo cinema; o cinema independente dos anos 70 aos 90; o cinema e as novas tecnologias; a situação do cinema contemporâneo; a afirmação de novas cinematografias; a relação do cinema e da imagem com o poder; etc.

Por outro lado uma abordagem mais prática que propicie um conhecimento dos elementos da linguagem cinematográfica: ângulos, enquadramento, composição, movimento de câmara, som, cor, montagem, movimento dialético entre campo e fora de campo, técnicas de ligação, etc. Esta área tem uma forte componente prática que permite a compreensão de cada um dos elementos da linguagem fílmica através da visualização de exemplos.

As aulas decorrem todas as terças feiras a partir das 17h e são ministradas por Jorge Monteiro (História do Cinema) e Lúcia Lima (Linguagem Cinematográfica) de forma alternada. A alternância segue o seguinte modelo: uma 3ª feira de História do Cinema com Jorge Monteiro seguida de uma 3ª feira de Linguagem Cinematográfica com Lúcia Lima e assim consecutivamente.