Universidade Intergeracional de Benfica

Leitura partilhada da bíblia

 

Numa universidade de 3ª idade, que é que pretendemos com uma aula destas? Quem poderá frequentar esta disciplina? Que vantagens podemos tirar desta leitura partilhada?

Quando se iniciou esta aula, colocamos como ponto de partida que soubéssemos que a Bíblia é Palavra de Deus. Hoje se estivesse para começar já não faria essa exigência, pois a Bíblia tem interesse para todos. Houve tempos em que não se podia ler a Bíblia, porque não tínhamos preparação para isso. Esta exigência levada ao extremo deu origem ao protestantismo e a todas as suas ramificações, que foram muitas num curto espaço de tempo. Nos seminários estudava-se teologia e os textos usados eram tirados da VULGATA LATINA, da tradução de S. Jerónimo. Fora disso, nem se lia e a ninguém era aconselhada a sua leitura. Só há cerca de quarenta anos, graças ao trabalho incansável dos Padres Capuchinhos, começou a difundir-se a leitura da Bíblia em todos os lares e a ser distribuída às crianças da catequese já com um nível elevado de catecismo. Ainda bem que as coisas mudaram. A Bíblia relata-nos a caminhada do Povo de Deus no antigo testamento e no novo testamento. Por isso, se te consideras Povo de Deus, tens de ler e tens de conhecer o mínimo acerca da Bíblia. Por isso estás convidado a participar nesta aula na tua universidade. Seja qual for a tua posição, a tua crença, a tua prática religiosa, a tua ligação à Igreja, inscreve-te e acredita que te vai fazer bem.

Ao longo dos tempos a hierarquia da Igreja cometeu alguns erros, porque é formada por homens e estes nem sempre foram capazes de a conduzir segundo os melhores critérios e daí os seus erros históricos e bem conhecidos de todos nós…Hoje temos de saber desculpar esse abusos e caminhar de Bíblia na mão ao encontro da verdade, para conhecer melhor o passado e sobretudo encontrar o caminho do futuro aberto a todos nós, integrando-nos na Igreja, que orienta o Povo de Deus, do qual todos de uma forma ou de outra fazemos parte. Não hesites, não ponhas dificuldades de tempo, as aulas serão às 9.00 de todas as quartas feiras. Levantar cedo uma vez por semana não custa muito. Vai valer a pena. Conto contigo e com os teus amigos e com o teu interesse. Podemos caminhar juntos, programar juntos e avançar juntos numa descoberta que é de todos e para todos.   

Vamos continuar a estudar o Evangelho de S. Lucas, talvez o que fala uma linguagem mais acessível ao nosso tempo e à nossa mente. É o Evangelho da universalidade, daqueles que não estão enfeudados a nenhum critério ultrapassado, com proibições exageradas. É a lei do amor a Deus e ao próximo que ali se vive desde o início, projectando-nos na prática da fé sem quaisquer preconceitos. Depois, se o tempo o permitir e o passo marcado nos deixar avançar, iremos estudar as cartas de S. Paulo, o grande impulsionador da Igreja Primitiva. Todos poderemos emitir as nossas opiniões, levantar as nossas dúvidas, fazer as perguntas que muito bem entendermos e só avançaremos se estivermos todos bem esclarecidos e sem dúvidas de qualquer espécie.

O mais importante de tudo é que todos se sintam bem e felizes com aquilo que fazem e pretendem aprender. Sejam bem-vindos e espero por todos nos próximos dias.

O Coordenador - José Serafim Alves de Sousa