Universidade Intergeracional de Benfica

Escola do Fado

DE NOVO TEMOS FADO EM BENFICA

A Junta de Freguesia dá-nos de quando a quando uns fadinhos por boas vozes de seus convidados que constituem, nalguns casos, recordações do nosso passado local. São recordações que estão bem interiorizadas nos nossos fregueses. Mas, quanto a nós, demo-nos (vejam lá) para criar a Escola de Fado integrada na Universidade Intergeracional que um grupo de carolas de Benfica há dez anos levou a bom termo.

A intenção de criar esta escola acolheu, desde logo, algumas disponibilidades amantes desta arte e de algumas boas vontades mais. E eis que pusemos a funcionar, com toda a regularidade semanal, este espaço cultural que rapidamente se estruturou nas dez dezenas de disciplinas que aqui funcionam. Criadas as condições contámos com a ajuda do Pelouro da Cultura da Junta de Benfica que foi generosa, para que a aprendizagem se fizesse nas melhores condições e com capacidade regular quanto ao seu funcionamento. E assim se venceram quatro anos consecutivos.

O professor – veterano em muitas fadistices e em muitas outras coisas mais – pôs toda a sua capacidade e atrevimento ao serviço desta iniciativa, valendo-se dos seus talentos e com os recursos disponíveis, na estruturação desta escola.

O viola e o guitarra são de boa cepa e sempre prontos, com aquela paciência de jovens e de sabedoria de mestres. Os alunos apareceram e manifestaram todo o seu interesse vindo a grande maioria da própria freguesia, mas alguns até de longe. Deram tudo o que foi possível dar à sua voz e ao seu coração. É evidente que o mestre Victor Simões, para além da paciência, nalguns casos teve o mérito de saber evoluir as características vocais de cada um dos seus alunos.

Para além das aulas fizeram-se sessões aonde todos exibiram as suas qualidades, como por exemplo no Rádio Amália. A Carripana arranjou o espaço para as sessões. E a “malta”, apertada, cantou da tarde até à noite.

A escola está consolidada. Quem desejar frequentá-la só lhe resta inscrever-se. Venha e traga a família…

Carlos Consiglieri

Responsável e professor da Unisben

Com apoio da Junta de Freguesia de Benfica Pelouro de Cultura

Prof. Victor Simões

INSCRIÇÕES ABERTAS